quarta-feira, 3 de junho de 2009

Revelado novo Lamborghini: ele se chama Reventon

Superesportivo tem V12 de 640 cv debaixo do capô

A Lamborghini apresentará, durante o Salão de Frankfurt, seu terceiro modelo. Batizado de Reventon, o superesportivo tem estilo marcante, com linhas retas e recortadas, além de um superpotente motor debaixo do capô, já conhecido pelos mais íntimos da marca italiana. Seu preço bate em US$ 1 milhão.

O Reventon pode ser chamado de "Murciélago LP640 levado ao extremo". O modelo conta com o mesmo propulsor V12 de 6,5 litros, capaz de gerar 640 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 67,3 kgfm. Toda essa cavalaria faz o modelo alcançar 340 km/h, acelerando com toda a força até os 100 km/h, partindo da imobilidade, em apenas 3,4 segundos. Este é um dos mais baixos tempos de veículos de produção em série já registrado (o do Veyron, com seus 1001 cv, é de 2,9 segundos).

No exterior, o Reventon também é surpreendente. Seu marcante design foi inspirado nos aviões de caça, o que explica todas as linhas recortadas e aerodinâmicas, que parecem ter sido feitas para superar os ventos e o arrasto aerodinâmico proporcionado pelo ar. As enormes tomadas de ar na dianteira servem para resfriar os discos de freio, que deverão trabalhar tanto quanto o motor. O V12 ainda fica escondido sob um capô de vidro com aberturas e forma angulada, auxiliando a carroceria de fibra de vidro, trabalhada sobre o desenho do Murciélago, no "combate" ao ar.

Na dianteira, os faróis combinam o uso de LEDs com xenon, proporcionando ótima visibilidade ao condutor e efeitos belíssimos aos olhos dos "espectadores". Na traseira, as (relativamente) altas lanternas, característica dos últimos modelos da Lamborghini, também conta com LEDs resistentes às ocorrências do tempo. A carroceria é pintada na cor Gray Barra, exclusividade do Reventon, enquanto as negras rodas de liga leve, sem tamanho divulgado, receberam apliques de fibra de carbono, para reforçar sua estrutura e durabilidade e reduzir o peso do veículo.

Ao se abrir a porta asa-de-gaivota, também característica dos mais desejados Lamborghini, é possível encontrar tudo o que há de melhor e mais caro na decoração de um automóvel: alcântara, couro, fibra de carbono e outros materiais deste custo. O destaque vai para o painel digital de múltiplas funções. À esquerda do quadro há uma pirâmide, com duas linhas verticais: uma indicando a velocidade do esportivo e outra as rotações do motor. Na direita, entre outras informações, há um indicador de força G, como nos aviões. Caso o "piloto" não se sinta familiarizado com a novidade, é possível fazer com que o painel mostre as informações no modo "clássico". De todo modo, velocímetro e tacômetro trabalharão bastante.

O alto preço de US$ 1 milhão não afugentou os clientes da marca, já que as 20 unidades que foram fabricadas do superesportivo já foram vendidas. Reventon não é uma raça de touro, como tradição nos veículos da Lamborghini, mas o nome do animal que matou o toureiro Félix Guzmán em 1943. Só esperamos que o modelo não siga quem lhe deu o nome e proporcione mais prazer ao condutor do que outra situação indesejada.

 

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